Sobre
Apresentação
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem é um programa de excelência com conceito 7 pela CAPES. Possui como única área de concentração a Enfermagem na Promoção da Saúde.
Neste sentido busca desenvolver conhecimento relacionado à atuação da Enfermagem na Promoção da Saúde em indivíduos, grupos e comunidades. Investiga políticas, práticas, processos e recursos de ordem institucional e governamental. Analisa as condições de vida da população no processo saúde-doença, os conhecimentos, atitudes, estratégias, e comportamentos de cuidado. Favorece a transformação de políticas e práticas na promoção da saúde.
O Programa tem evoluído e evidenciado potencial que se expressa em diversos aspectos do processo acadêmico, com produção significativa em periódicos nacionais e internacionais e ampliação de colaborações científicas em diferentes partes do mundo. O Programa busca desenvolver estudos, de modo a ampliar e gerar conhecimentos para o desenvolvimento técnico-científico, político-social, epistemológico e metodológico do trabalho de enfermagem, comprometido com uma prática social transformadora e voltada para a melhoria da qualidade de vida, no plano do cuidado individual e coletivo, atendendo-se à complexidade das desigualdades e das necessidades regionais.
Dessa forma o PPGENF coaduna com o lema da Universidade Federal do Ceará, “O universal pelo regional”, instituição que busca centrar seu compromisso na solução dos problemas locais, sem esquecer o caráter universal e inovador de sua produção.
História do PPGENF
Resultante de um trabalho articulado de professoras que sempre tiveram o interesse e ousadia de buscar novos horizontes de crescimento e desenvolvimento profissional, inovação e desenvolvimento tecnológico, a Resolução Nº5 do CONSUNI de 4 de setembro de 1992 assinada pelo então Magnífico Reitor Antônio de Albuquerque Sousa Filho aprovara a criação do curso de Mestrado em Enfermagem. Foi então lançada a pedra fundamental do que viria a ser um dos mais prestigiados programas de pós-graduação da área da Saúde de todo o Brasil. Em março de 1993 sob a Coordenação da Profa Dra Emérita Maria Grasiela Teixeira Barroso que uma turma de 11 alunos iniciou essa jornada. Na época o Mestrado tinha como área de concentração a “Saúde Comunitária”, e no ano seguinte foi incorporada uma segunda área de concentração, “Enfermagem Clínico-Cirúrgica”.
Em 02 de junho de 1995, a Resolução Nº6 do CONSUNI criou o Doutorado em Enfermagem. Agora não tínhamos um curso, mas um Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Ao longo desses 30 anos o PPGENF cresceu, evoluiu, ampliou horizontes, transpôs fronteiras. Tínhamos a necessidade de qualificar o nosso corpo docente, e, portanto, inicialmente eram destinadas parte de suas vagas para demanda interna. Enquanto outras docentes tiveram oportunidade de serem formadas por programas fora do Ceará.
Durante sua existência o PPGENF tem recebido alunos de todas as regiões do Brasil, professores de renome nacional e internacional; enviou docentes e discentes para visitas técnicas, treinamentos e eventos no país, assim como Doutorado Sanduíche e Pós-Doutorado no exterior. Atualmente, o programa possui como área de concentração: Enfermagem na Promoção da Saúde e mantém três linhas de pesquisa:
1. Enfermagem e Educação na Saúde
2. Enfermagem no Processo de Cuidar na Promoção à Saúde,
3. Tecnologia de Enfermagem na Promoção à Saúde
E conta com mais de 20 grupos de pesquisa cadastrados no diretório do CNPq.
O programa possui 28 professores permanentes, dos quais 70% são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq, e 2 professores externos.
Com forte interlocução internacional, o programa tem parcerias com inúmeras instituições de ensino espalhadas pelo mundo. Entre elas podemos citar a Universidade do Porto, o Boston College, a University of Virginia, a University of British Columbia, a University of Dundee, a Florida Atlantic University e a Universidad Católica de Murcia.
A parceria com a Organização dos Estados Americanos, a OEA, a partir do programa PAEC-OEA oferece também vagas para formação de alunos da américa latina tendo contribuído com a formação de profissionais provenientes do México, Chile, Costa Rica, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Haiti.
Ao longo dos seus 31 anos o programa tem colaborado para o desenvolvimento da ciência na região nordeste, nucleando outros programas de pós-graduação em enfermagem em outras universidades como as universidades federais do Maranhão, Piauí e Pernambuco, além da UNILAB. Ofertou Mestrado e Doutorado interinstitucionais com a UFMA (MINTER), URCA (DINTER) e mais recentemente iniciou sua primeira experiência com DINTER Internacional com a Universidad Surcolombiana.
O PPGENF também lidera importantes projetos como o PROCAD, PrINT e um INCT.
Por toda contribuição à ciência, em 2016 o programa se consolidou como um dos melhores do Brasil ao atingir nota 6 na avaliação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e em 2022 se consagra com a nota máxima na avaliação, o nosso PPGENF atingiu o conceito 7 pela CAPES.
Nossa Missão
Formar profissionais altamente qualificados em Enfermagem, nos níveis de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado, com sólida base científica, promovendo a excelência em pesquisa, ensino e extensão, com foco na Promoção da Saúde das populações e na redução das desigualdades sociais.
Objetivos do Mestrado
Ao concluir o curso de Mestrado o aluno deverá ser capaz de:
- Verificar as fontes de conhecimento incorporando os métodos de busca das melhores evidências científicas, para subsidiar a tomada de decisão na prática assistencial, educacional e na pesquisa em Enfermagem na Saúde do Adulto;
- Estruturar a busca do conhecimento e analisar os avanços científicos sobre o objeto de estudo;
- Verificar o estado da arte, as lacunas e tendências do conhecimento na área;
- Demarcar os problemas de pesquisa;
- Descrever o método científico e os aspectos éticos dos estudos;
- Interpretar criticamente os desenhos e os resultados de pesquisa;
- Tutorar alunos de graduação na iniciação científica (IC) e nos trabalhos de conclusão de curso (TCC);
- Identificar as necessidades de aprendizagem e colaborar na implantação de programas de ensino na área.
Objetivos do Doutorado
Ao concluir o curso de Doutorado o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar problemas de Saúde e de Enfermagem e definir prioridades de investigação no país;
- Planejar desenhos de pesquisa coerentes com os objetivos propostos;
- Verificar o impacto das pesquisas em áreas correlatas e na sociedade;
- Gerenciar projetos de pesquisa em relação ao fenômeno de estudo;
- Verificar as relações entre ciência, universidade e sociedade;
- Articular as pesquisas desenvolvidas na área de enfermagem àquelas realizadas em outras áreas;
- Demonstrar a aquisição de perspectivas múltiplas do conhecimento, integrando o existente na área de Enfermagem na Saúde do Adulto a diferentes áreas do saber;
- Mentorar alunos de graduação na IC e nos TCC, orientar pesquisas de alunos de cursos de especialização e acompanhar seu orientador nas orientações de mestrado;
- Demonstrar capacidade de trabalhar colaborativamente com outros grupos de pesquisa,
- Buscar financiamentos para a investigação científica e executar atividades de inserção nacional e internacional
Todos os objetivos do Mestrado devem ser atendidos também pelos alunos de Doutorado.