Requerimentos
Solicitação de ajuda de custo (discente) – documentação
- 1. REQUERIMENTO
- 2. Carta de Indicação do Orientador
- 3. Cronograma de atividades que serão desenvolvidas pelo aluno no evento
- 4. Comprovante de inscrição no evento
- 5. Carta de aceite do trabalho
- 6. Resumo dos trabalhos aceitos
- 7. Cópia de artigo publicado nos últimos 2 anos com o orientador
- 8. Comprovante de matrícula
Obs¹: O discente deverá ser o relator do resumo que será apresentado e o orientador também deve estar no resumo.
Obs²: Todos os documentos devem ser enviados para o e-mail do Programa “pgenfermagem@ufc.br” com o assunto “Documentos para solicitação de ajuda de custo – Nome do aluno”.
Obs³: Pedimos que a documentação seja enviada com 30 dias de antecedência do evento.
Solicitação de Recursos Financeiros
Clique nos links abaixo para fazer download dos arquivos
2. Requerimento de Passagens- Hospedagens-Diárias
3. Requerimento de Serviços em Geral
4. Requerimento de Auxílio à Pesquisa para Docentes
Solicitação de Diploma
Solicitação de Diploma (mestrado e Doutorado) – Documentação
A solicitação de expedição de diploma só será encaminhada à Pró-reitoria após a Dissertação/Tese ter sido publicada no site da Biblioteca UFC.
Procedimento:
1. Envio do Trabalho Final
O discente deve enviar o arquivo final da Dissertação ou Tese em FORMATO PDF/A (atenção: PDF é diferente de PDF/A e não é necessário travar o arquivo) para o e-mail: pgenfermagem@ufc.br, utilizando como assunto:
“Trabalho de Conclusão para Publicação”.
Para converter o arquivo para PDF/A, clique aqui para tutorial e também é possível utilizar conversores online gratuitos.
Importante:
No e-mail, devem ser anexados:
-
O trabalho completo em PDF/A, já com ficha catalográfica e formatação final;
-
A Declaração de Autorização – Repositório Institucional UFC, devidamente preenchida e assinada via GOV.BR.
Para evitar problemas de autoplágio em futuras publicações, o discente deve selecionar a opção “Acesso Embargado” na Declaração de Autorização, indicando justificativa e a data futura de liberação, que pode ser de até 2 anos.
2. Após isso, a secretaria, juntamente com a Biblioteca, cadastrará o seu trabalho por meio do Repositório Institucional da UFC.
3. Enviar os demais documentos.
Obs.: Informamos que esse processo de publicação não é imediato.
Documentos Necessários para Expedição de Diploma (Mestrado e Doutorado):
1. Requerimento de Emissão do Diploma
2. Cópia do RG e CPF (Obs: não pode ser CNH)
3. Fotocópia do diploma de Graduação e Mestrado (Frente e Verso)
4. Declaração atualizada de nada consta da biblioteca. Como emitir: https://biblioteca.ufc.br/pt/servicos-e-produtos/emissao-de-nada-consta/
5. Cópia da Declaração de defesa da dissertação ou tese
6. Cópia da ata de defesa
7. Declaração Orientador (assinada pelo GOV)
8. Declaração de Autorização de Disponibilização de Documentos Digitais – Repositório Institucional UFC – Lembrar de sempre justificar o embargo! ASSINE PELO GOV!
9. Declaração de Autorização – CEPEN/ABEn/NA
Temos, nos arquivos da Secretaria, a Ata de sua Tese/Dissertação, portanto não será necessário mandar.
Todos os documentos devem ser enviados por, e-mail, escaneados e em PDF.
Informamos que, em caso de falta de algum item aqui informado, não poderemos dar prosseguimento à solicitação.
Solicitação de Coorientação
Requerimento – Termo de Coorientação
Ficha de Cadastro do Coorientador no SIGAA – Enviar junto com o Requerimento.
Solicitação de Prorrogação de Curso
Os discentes de doutorado podem solicitar até 6 meses de prorrogação de curso. Os discentes de mestrado podem solicitar até 3 meses de prorrogação. Ambos devem apresentar um requerimento devidamente assinado por seu orientador que inclua um cronograma que contemple a conclusão e defesa do relatório fina
Requerimento Prorrogação de Curso
Requerimento de Aproveitamento de Disciplinas
Solicitações Gerais
Trancamentos e Regime Especial
Instruções para solicitação de regime especial e trancamento de matricula.
Trancamento Total de Matrícula (por motivo de saúde ou gestação)
O trancamento total corresponde à suspensão temporária do vínculo do(a) estudante com a universidade, podendo ocorrer por motivo de doença ou licença-maternidade. Essa solicitação é analisada pelo Centro de Especialidades Médicas da UFC (CEMUFC). Quando concedido, o semestre letivo em andamento é integralmente trancado, e o prazo para conclusão do curso é interrompido durante o período de afastamento. O trancamento pode ser renovado, conforme necessidade.
Regime Especial
No caso do Regime Especial, o semestre não é interrompido. O(a) professor(a) responsável pela disciplina define atividades domiciliares que substituem a presença em aula durante o período em que o(a) estudante estiver afastado(a).
Importante: segundo o Art. 113 do Regimento Geral da UFC, não é permitido o abono de faltas.
Trancamento de Disciplina
Essa modalidade permite ao(à) discente trancar apenas uma ou mais disciplinas específicas, diretamente pelo sistema SIGAA, dentro do prazo estipulado no Calendário Universitário. O pedido deve ser homologado pelo(a) orientador(a). Nesse caso, somente as disciplinas indicadas serão trancadas naquele semestre, sem impacto no prazo de conclusão do curso ou no vínculo do estudante. O trancamento fica registrado no histórico acadêmico.
Observações Gerais sobre Trancamento Total e Regime Especial
• As solicitações são válidas apenas para o semestre letivo em curso.
• A concessão de Regime Especial ou Trancamento Total por motivo de saúde depende da apresentação de atestado médico ou odontológico.
• O(a) discente deve estar com matrícula ativa para realizar o pedido.
• Se o motivo que levou ao trancamento persistir no semestre seguinte, será necessário realizar uma nova solicitação.
• O atestado deve conter: identificação do(a) estudante e do(a) profissional emitente, número de registro do(a) profissional no conselho de classe, código CID ou diagnóstico e o tempo estimado de afastamento.
• O pedido pode ser feito até 15 dias após o fato gerador (data de início do afastamento), respeitando o limite máximo do último dia do semestre.
• Estudantes gestantes podem solicitar o Regime Especial ou o Trancamento Total a partir da 32ª semana de gestação (oitavo mês).
• Discentes poderão requerer afastamento por motivos de saúde de familiares (pais, filhos(as), cônjuges), desde que seja comprovada a necessidade do(a) discente para a rede de apoio, por um período de até 30 dias/semestre, seguindo as orientações do OFÍCIO CIRCULAR 2/2024/CAME/PRAE/REITORIA;
Como solicitar o Trancamento Total de Matrícula ou o Regime Especial
1. O(a) estudante deve enviar um e-mail para pgenfermagem@ufc.br, solicitando a abertura de processo SEI referente ao Trancamento Total de Matrícula ou Regime Especial. No e-mail, deve anexar o formulário de “Solicitação de Trancamento Total de Matrícula ou de Regime Especial” (disponível neste link) devidamente preenchido, datado e assinado.
2. A Coordenação do curso analisa o pedido e, se considerar adequado, assina o formulário e dá prosseguimento ao processo em até cinco dias úteis após o recebimento. O(a) discente será informado(a) sobre o número do processo SEI.
3. Em seguida, o(a) estudante deve encaminhar o atestado médico para estudantescemufc@ufc.br, informando no corpo do e-mail o número do processo SEI, nome completo, telefone de contato e número de matrícula. O documento deve incluir o código CID e justificar claramente a necessidade de trancamento ou Regime Especial. No assunto do e-mail, colocar: “Trancamento Total” ou “Regime Especial” + nível de ensino (Pós-Graduação).
4. O CEMUFC avaliará o atestado e o processo, podendo agendar perícia médica se julgar necessário, e emitirá um parecer técnico que será encaminhado à Coordenação do curso.
5. Após o parecer, a Coordenação realizará os trâmites finais e comunicará o resultado ao(à) discente e aos professores envolvidos.
Programa de Pesquisador Voluntário
– Resolução com todos os documentos necessários, verificar os anexos – Resolução nº 06/CEPE – Pesquisador Voluntário
– Checklist com documentos exigidos.
– Informações para Cadastro no SIGAA.